Como lavar os cabelos? Aprenda passo a passo e veja dicas

Alguns truques podem facilitar a sua vida e dar um banho de brilho nos fios

Muita gente já fez a seguinte pesquisa na internet:  “como lavar os cabelos do jeito certo?”

Mas… será que existe só um jeito certo de lavar os cabelos? A resposta é: não! Imagine se, com tantos tipos de cabelos diferentes que existem, tantas técnicas, acessórios e produtos, só houvesse uma forma correta de deixá-los limpos, cheirosos e com brilho. Impossível, né?

mulher lavando o cabelo

 

Por isso, a gente criou um passo a passo com algumas dicas e recomendações de como lavar os cabelos para que eles continuem bonitos e saudáveis. Mas sem regras, viu? Você pode seguir e adaptar para a sua rotina como achar melhor. 🙂

Como lavar os cabelos em 4 passos bem fáceis

1. Verifique a temperatura da água

Vamos começar com um exemplo: quando você lava a louça de casa, é sempre melhor usar água morna para remover as gorduras dos pratos e talheres, certo? Pois com o seu cabelo é a mesma coisa: a água morna – nem quente, nem fria – ajuda na limpeza sem que seus fios fiquem secos ou sofram danos pelo excesso de calor. A água muito quente estimula a glândula sebácea do seu couro cabeludo, o que pode provocar o excesso de oleosidade ou a descamação da pele. Melhor evitar, né?

2. Escolha seu shampoo

A função do shampoo é, basicamente, realizar a limpeza dos seus fios, da raiz às pontas, removendo as sujeiras e as impurezas.

Precisa de uma ajudinha para escolher o shampoo? Veja algumas opções aqui

É bom escolher também, além dos benefícios do produto para o seu tipo de cabelo, um shampoo com um cheirinho que te agrade: afinal, ele vai ficar nos seus fios depois de lavar, né? Para ser mais eficiente na aplicação, espalhe o produto em quatro pontos estratégicos: no topo da cabeça, na nuca e nas duas laterais, acima das orelhas.

Fica a dica: procure aplicar o shampoo só na região do couro cabeludo, não é preciso usá-lo no comprimento dos cabelos. Mesmo em cabelos oleosos, o comprimento tende a ser mais seco, enquanto que a raiz concentra a maior parte da oleosidade. A espuma que escorre para as pontas já é suficiente para limpá-las sem danificá-las.

3. Atenção à quantidade de shampoo

O recomendável é usar mais ou menos o tamanho de uma moeda de um Real, nada mais do que isso. Ah, outra coisa: a quantidade de espuma não é indicativo de limpeza, OK? O importante é o produto entrar em contato com a raiz dos fios. O movimento é de massagem e pode ser circular usando a ponta dos dedos.

Fica a dica: depois de deixar o shampoo agir, enxágue bem, removendo todo o produto.

mulher lavando o cabelo

4. Aplique o condicionador

O condicionador é responsável por fechar as cutículas dos fios, evitando que fiquem opacos e percam nutrientes. Aplique o condicionador no comprimento dos fios na mesma quantidade que você usou para o shampoo – o equivalente a uma moeda de um Real. Evite a região do couro cabeludo, para não deixar a raiz do cabelo oleosa. Depois de deixar o produto agir por alguns minutos, enxágue bem.

Encontre o condicionador para o seu tipo de cabelo

E para secar os cabelos, quais as dicas?

mulher secando o cabelo

1. Muita delicadeza sempre

Quando sair do banho e for secar os cabelos, não esfregue e nem friccione os fios com a toalha, afinal, eles são frágeis e podem acabar quebrando. O recomendável é fazer movimentos suaves com a toalha, secando primeiro a raiz, e depois seguir em direção às pontas.

2. Antes do secador, o protetor térmico

Depois de tirar a umidade dos fios, aplique o Protetor Térmico de Cuide-se Bem se você for usar o secador de cabelo. Ele protege os fios das altas temperaturas, fazendo com que o seu cabelo tenha aquele toque macio e aparência saudável e brilhante. Além de todos esses benefícios, tem um cheirinho delicioso. <3

3. Atenção à temperatura do secador

Nada de usar o secador de cabelo na temperatura máxima! Tenha cuidado com os seus fios: o jato de ar quente pode queimar o couro cabeludo, e até mesmo deixar os seus cabelos ressecados e com frizz. O recomendável é secar com temperatura morna e com uma distância de 30 centímetros dos fios.

Leia mais sobre cuidados com os cabelos!
Cinco dicas pra quem não dispensa o secador de cabelo
Como secar meu cabelo em casa? Descubra aqui
Como secar o cabelo: quatro dicas para quem tem o cabelo crespo ou cacheado
Você sabe usar shampoo da maneira certa? Descubra já
Como fazer umectação capilar: o passo a passo para fazer em casa

COMENTÁRIOS 33

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS