Na medida certa: saiba como controlar ou destacar o volume dos seus cabelos

Conheça produtos e dicas para valorizar esse estilo

Há dias em que ele acorda bem humorado e tudo dá certo. Em outros, ele está tão bagunçado que nem sabemos por onde começar. Às vezes parece que o nosso cabelo tem vida própria, não é? Pois tem mesmo! E a busca por um cabelo lindo passa por diversas etapas: a escolha dos produtos certos, da cor ideal, de um corte que valorize o rosto, da textura perfeita. Segundo o Espelho da Beleza, que mostra os assuntos de beleza mais comentados nas redes sociais, as mulheres estão à procura do shampoo e do condicionador que hidratem profundamente e tragam o volume na medida certa, seja qual for o tipo de cabelo.

E quando se fala em volume, não é diferente. Enquanto algumas mulheres fazem de tudo para fugir do excesso dele, outras adoram a sensação de poder e movimento que ele traz – e fazem de tudo para conquistar um cabelo mais volumoso. Para ajudá-las nessa missão, procuramos o cabeleireiro Wagner Soares, do salão de beleza W Station, que nos deu dicas de como dar volume na medida certa e valorizar os seus fios, sejam eles crespos, ondulados, lisos… 😉

Saiba como controlar o volume do seu cabelo

– Escolha um corte geométrico com uma base reta ou com camadas mais próximas umas das outras. Isso faz o cabelo pesar um pouco mais nas pontas e no comprimento.

– Use produtos que eliminem o frizz e evitem aquele aspecto armado, como finalizadores de controle e nutrição. O mais indicado é o leave in, que tem maior poder condicionante e repõe as necessidades do cabelo. Pode usar todo dia!

– Invista na hidratação capilar e no fechamento da cutícula. Para cabelos muito danificados, o tratamento deve ser feito semanalmente. Se a intenção é manter o cabelo hidratado, Wagner recomenda o tratamento no salão o ideal é uma vez por mês, para que um profissional possa avaliar o cabelo e apontar o produto mais indicado de acordo com a extensão do dano.

– Se você tem cabelo crespo ou cacheado, use um difusor no secador de cabelo. Ele ajuda a controlar o calor e não dispersa o ar, evitando que o cabelo “se espalhe” durante o processo. Produtos como ativador e umidificador de cachos também ajudam.

– Se você tem fios lisos ou ondulados, a dica é usar produtos de tratamento para as pontas, que envolvem o cabelo.

– Truque para a vida: use sempre produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Isso também vale para shampoo, condicionador, finalizadores…

Saiba como dar mais volume ao seu cabelo

– Escolha cortes mais repicados (para dar mais movimentação) e em camadas (mais usado em cabelos longos, para dar volume sem perder comprimento).

– Geralmente, cabelos têm pouco volume porque são rasos e têm os fios mais finos. Os finalizadores de estrutura, como mousses, sprays e ceras são os mais indicados para essa situação, pois dão mais corpo e textura ao cabelo. Para fios muito finos, os sprays e as ceras são mais indicados – os mousses podem ser utilizados se foram à base de água. Já para os fios médios e grossos, os mousses em creme são os ideais. Esses produtos não devem ser utilizados todos os dias, pois impedem que o cabelo respire.

– Use o secador mais próximo à raiz (com cuidado para não aproximar demais) e finalize com spray modelador termoativado.

– Prenda o cabelo por 10 segundos depois de fazer a escova.

– Depois de secar o cabelo, aplique um mousse e usar rolos (ou só prenda as mechas com grampos) para criar cachos artificiais. Deixe de 10 a 20 minutos.

– Use um babyliss modelar os cachos e finalize com um spray modelador termoativado. Você pode fazer cachos também com a chapinha, mas não é o mais recomendado porque, se você não souber a técnica, pode provocar marcas ou até queimar os fios.

Atenção na hora de cortar!

O corte de cabelo também é fundamental para estimular ou reduzir o volume dos cabelos. Por isso, na hora de passar a tesoura nos fios, é importante seguir essas dicas do cabeleireiro Wagner Soares. Veja os exemplos e inspire-se!

Tipos de cortes de cabelo para controlar o volume e para dar mais volume ao cabelo

Para controlar o volume, aposte em um corte geométrico com uma base reta (1) ou com camadas mais próximas umas das outras (2), que gera mais peso nas pontas e no comprimento, diminuindo o volume. Se a intenção é aumentar o volume, cortes mais repicados (3) dão mais movimento. As camadas (4) são mais utilizadas em cabelos longos, para dar volume sem perder comprimento.

Ela assumiu o volume
Ingrid Lemos conta como aprendeu a cuidar de seus cabelos volumosos

Ingrid Lemos é tão apaixonada por cachos e por cabelo volumoso, que decidiu criar o blog Amando meus Cachos, uma fan page  com o mesmo nome e também um canal no Youtube para compartilhar esse amor com outras mulheres e dar dicas de como cuidar dos cabelos cacheados.

Mas nem sempre foi assim: depois de passar por problemas em razão de um alisamento, ela resolveu assumir os cachos e hoje está muito feliz! Se você está pensando em fazer o mesmo (mas falta coragem), veja a dica que ela deu e saiba como essa mudança pode fazer bem para você.

“Quando era adolescente, não sabia cuidar. Usava muito creme e só saia com ele molhado, com nada de volume, porque eu achava feio… Até que um dia fiz uma progressiva. Eu até gostei, mas depois meu cabelo foi ficando cada dia mais ralo e quebradiço, até chegar num ponto de ter que usar aplique. E não me sentia eu mesma de cabelo liso.

Um dia, pensei bem e resolvi assumir meus cachos, comecei a ver na internet o jeito certo de cuidar. E foi a melhor decisão que tomei com relação a minha aparência. Meu cabelo volumoso me representa, é como se falasse da minha personalidade.

Há um ano e cinco meses, assumi meus cachos. Para ativar o volume sem tirar a definição e nem ficar com muito frizz, eu penteio usando uma técnica que é chamada de “fitagem”, que é passar o creme mecha por mecha, separando com os dedos, como se fossem fitas, e espero secar sem ficar colocando a mão. Ele seca e fica bem durinho de creme, aí é só amassar de baixo pra cima com as mãos, até ficar do volume desejado”.

Ingrid Lemos

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook