Guia dos cabelos ondulados: como cuidar, cortes e penteados

Quer aprender a valorizar suas ondas ou como ondular o cabelo? Vem ver as dicas!

Muitas que têm querem saber como lidar. Muitas que não têm querem saber como ter. Assim é o universo dos cabelos ondulados: uma mistura forte de sentimentos! A gente às vezes ama e se sente meio Yasmin Brunet (um dos cabelos ondulados mais desejados do momento), noutras pensa que o cabelo fugiu do controle. Se você já passou por alguma dessas situações, vem ver as nossas melhores dicas de como cuidar dos cabelos ondulados (e para quem não os têm, de como ondular e ter ondas lindas).

Como cuidar dos cabelos ondulados?

Por definição, os cabelos ondulados são aqueles que têm fios com formato de ondas, ou seja, não são nem completamente lisos, mas não chegam a formar cachos bem definidos. Apesar disso, os formatos também podem variar: alguns são mais lisos na raiz, outros ondulados por inteiro, e outros que são quase cacheados. Você pode ver as diferenças entre eles aqui.

O primeiro passo para cuidar valorizar a beleza dos cabelos ondulados é identificar as características dos seus fios. Veja as dicas:

Seus fios são oleosos, mistos, normais ou secos?

Essa informação é importante para ajudar você a escolher o melhor shampoo e condicionador. Cabelos com excesso de oleosidade ficam mais “pesados” e difíceis de modelar. Se esse for o seu caso, use um shampoo purificante ou anti-resíduos. Quem tem cabelos normais pode investir em shampoo e condicionador hidratantes para evitar o frizz no dia a dia. Mas se você tem cabelos secos, precisa fazer uma hidratação mais frequente, e aí a dica é escolher uma boa máscara para aplicar uma vez por semana.

Eles têm muito frizz ou pontas duplas?

O frizz e as pontas duplas podem deixar os cabelos arrepiados, quebradiços e sem forma. Se esse é o seu caso, a dica é ter em casa produtos finalizadores como defrizante, leave-in ou balm restaurador.

Você costuma modelar as suas ondas?

Dar forma aos cabelos ondulados faz toda a diferença no dia a dia, e se você já tem os fios naturalmente ondulados é mais fácil ainda. Um truque é criar o efeito ondas de praia com o Surf Spray: basta aplicar sobre o cabelo úmido e ir amassando os fios com as mãos (aliás, esse spray é tudo de bom para quem tem cabelos médios e curtos e quer texturizar, fica lindo!).

Outro jeito de modelar as ondas é após o banho: seque delicadamente os fios com uma toalha, e escove-os até ficarem desembaraçados. Com os cabelos ainda úmidos, aplique o creme para pentear no comprimento até as pontas, evitando a raiz. Em seguida, com a toalha, amasse os fios fazendo movimentos de baixo para cima por alguns minutos. Depois, é só deixá-los secar naturalmente.

Aprenda a texturizar os seus fios passo a passo

Seus cabelos têm tintura ou química?

Você sabe: qualquer tipo de química afeta a estrutura capilar e pode fazer com que os seus cabelos percam o brilho, a forma e fiquem mais fraquinhos. Mas isso não deve impedir você de tingir, platinar ou alisar os seus cabelos. O truque é simples: fazer um tratamento com uma linha que repara todos os danos causados pelos procedimentos químicos. Simples assim. 🙂 E ainda devolve a maciez, o brilho e a resistência dos cabelos. Se você ficou curiosa, clique aqui.

Você usa bastante chapinha, secador, babyliss?

Quem não vive sem esses aliados no dia a dia precisa usar sempre o protetor térmico para minimizar os danos causados pelo calor desses aparelhos. E reforçar a hidratação para restaurar fios ressecados, quebradiços e com pontas duplas.

Como que frequência você penteia ou escova os seus cabelos?

Muitas mulheres com cabelos ondulados, cacheados e crespos evitam pentear ou escovar os cabelos todos os dias, para que os fios não percam a forma. Um truque é pentear ou escovar sempre antes do banho, e depois apenas modelar e pentear com os próprios dedos, para não desmanchar as ondas. Outra dica é dormir com uma meia-calça nos cabelos (isso mesmo!) para reduzir o frizz e manter os cabelos modelados enquanto você dorme.

Você usa os cabelos presos com frequência?

Fique de olho para que os seus penteados, seja em formato de coque, trança ou rabo de cavalo, não estejam muito apertados. Além de mudar a forma natural dos seus cabelos, isso pode provocar a quebra dos fios. Veja no fim dessa matéria algumas dicas de penteados bem legais pra você. 🙂

Como deixar o cabelo ondulado?

Se você sonha em ter cabelos ondulados, mas não consegue dar volume aos cabelos lisos ou reduzir o volume dos cabelos crespos, existem alguns truques que podem ajudar você.

Como ondular o cabelo liso

Para dar mais volume aos seus cabelos, aplique um pouco de Surf Spray no comprimento dos fios, amassando-os com as mãos. Outra dica é aplicar um pouco de spray fixador ou shampoo a seco e fazer o mesmo processo, deixando os fios com um aspecto bagunçado.

Quatro técnicas para cachear os cabelos em casa

Como ondular o cabelo crespo

Um jeito fácil de deixar os fios crespos com menos volume e mais ondulados é aplicar o modelador de cachos com os cabelos úmidos para dar mais forma e reduzir o frizz. Mas se você quiser eles menos cacheados e mais com efeito “liso volumoso”, a melhor solução (não tão rápida) é aplicar o protetor térmico e escovar os fios com ajuda do secador. Veja aqui o passo a passo para fazer escova no cabelo em casa.

Cortes para cabelos ondulados

Penteados para cabelos ondulados

Leia mais sobre cuidados com os seus cabelos
Como fazer umectação capilar: o passo a passo para fazer em casa
Protetor térmico para cabelos: 8 razões para usar no dia a dia
Messy hair: o que você precisa saber para arrasar no estilo
13 dicas para cabelos que podem salvar o look em um bad hair day

Fotos: Getty Images e Reprodução/Instagram

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook