Como deixar os cabelos lindos: 13 dicas para dar um up nos seus fios

Especialistas contam quais são os cuidados que não podem faltar na sua rotina

Cacheados, lisos, ondulados, loiros, castanhos ou pretos, tanto faz: para todos os tipos de cabelos, cuidar da saúde e manter os hábitos certos é tão importante quanto escolher bons produtos! Tratar nossos fios da forma que eles merecem pode ser um importante aliado na busca pelo cabelo perfeito. Por exemplo: você sabia que até a qualidade do seu sono pode influenciar na beleza e saúde dos cabelos?

Para descobrir todos esses segredos e dar dicas preciosas, convidamos um time completo de experts: um cabeleireiro, um dermatologista, um tricologista (especialista em saúde dos cabelos), um nutrólogo e um psicólogo. Juntos, eles contaram como deixar os cabelos lindos.

Modelo com cabelos compridos e castanhos com uma xícara de café
1. Saiba o seu tipo cabelo (e use os produtos ideais!)

Conheça as necessidades dos seus fios para escolher produtos que sejam feitos especialmente para eles. Normal? Ressecado? Com química? Leve tudo em consideração para eleger uma linha e utilize todos os produtos relacionados a ela, o que garante a continuidade do tratamento.

2. Cuide da pele
Os cabelos são uma extensão da pele – portanto, tudo o que acontece com um, reflete no outro. Ter uma pele bem cuidada é fundamental para deixar os fios bonitos. Cuide especialmente do couro cabeludo, para que os fios nasçam fortes e permaneçam assim sempre.

3. Durma bem
Até o sono na medida certa é importante para se ter um cabelo bonito e saudável! Durma pelo menos sete horas por noite. Invista nisso! Evite consumir alimentos pesados antes de dormir, o que pode prejudicar a qualidade do sono. Além disso, aposte em um bom colchão e escolha um travesseiro confortável para você!

Menina com cabelos lisos e castanhos
4. Fuja das dietas malucas

Aquela dieta radical pode, sim, acabar com os seus cabelos! O nosso corpo depende de alimentação adequada e em quantidade saudável, e para manter o cabelo bonito não é diferente. O melhor é diversificar o seu cardápio, incluindo alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais em todas as refeições.

5. Cuide do seu emocional
A saúde tem uma relação direta com as suas emoções. Estresse e depressão afetam a autoconfiança e a estabilidade emocional, e isso pode acabar prejudicando a vitalidade dos cabelos. Quedas, enfraquecimento do fio e até aquele aspecto ressecado podem ser resultado de alterações emocionais. Se você notar algo de diferente nos seus fios, procure um especialista.

6. Hidrate o cabelo
Hidratação é fundamental para prevenir a quebra dos fios, além de dar mais brilho e maciez.  E cuidado para ficar longe do sol quando estiver com creme ou máscara hidratante: ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso pode ressecar ainda mais os fios. Hidrate também de dentro pra fora, ingerindo muita água – dois litros por dia é a medida ideal.

Modelo com cabelos cacheados sorrindo
7. Secador e prancha alisadora na medida certa

Respeite sempre 20 centímetros de distância entre o secador e os cabelos, para não danificá-los. Atenção também para a prancha alisadora, que deve ser usada de vez em quando apenas como finalizadora. Evite passar o aparelho nos cabelos úmidos, pois pode queimar e quebrar os fios.

8. Use os cabelos soltos e corte regularmente
Estar sempre com os fios presos pode provocar queda. Não use diariamente o elástico ou outros tipos de presilhas. Também é importante cortar os cabelos no mínimo a cada três meses. Isso dá força e renova os fios, além de eliminar aquelas pontas com aspecto ressecado.

9. Penteie com cuidado
Desembarace o cabelo com delicadeza para não quebrar os fios e prefira pentes de cerdas largas, evitando escovas. Se o seu cabelo for crespo ou cacheado, opte por fazer isso no banho ou quando aplicar creme para pentear, o que vai proteger e valorizar os cachos.

10. Química na medida certa
Não faça químicas em intervalos curtos. Como esses tratamentos alteram as fibras dos fios, dar um tempo entre um processo e outro é fundamental para a recuperação dos cabelos. Escolha no máximo duas químicas por vez e aguarde no mínimo um mês para realizar novamente.

Modelo loira com olhos azuis e blusa rosa
11. Após a lavagem, nada de resíduos

Condicionador, máscara e hidratação somente no comprimento do cabelo, nunca no couro cabeludo. Além disso, tome cuidado para remover todos os produtos ao fim da lavagem, sem deixar resíduos.

12. Evite banhos quentes
Além de ressecar os fios, banhos quentes demais estimulam a produção de oleosidade do couro cabeludo. Opte por tomar sempre uma ducha morna.

13. Aposte na proteção solar
Assim como a pele, os cabelos também precisam de proteção solar. Para evitar os danos causados pelo sol, aplique finalizadores que tenham essa função.

O time de experts:
> Luciana Altheman, cabeleireira
> Valcinir Bedin, dermatologista, tricologista e nutrólogo, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo
> Adriano Almeida, tricologista e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo
> Wilmar Accursio, endocrinologista e nutrólogo, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento e Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética
> Odete Botton, psicóloga membro da Sociedade Brasileira de Psicologia

COMENTÁRIOS 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS