Guia do cabelo natural: saiba como cuidar e valorizar os fios

Cabelos sem química são lindos e superdesejados, mas eles também exigem cuidados

Com tanta tecnologia e tratamentos disponíveis no mercado, é cada vez mais raro as mulheres usarem suas madeixas naturais, como elas vieram ao mundo. Cabelos lisos, crespos, cacheados, ondulados (são vários os tipos!), não importa: os fios sem um pingo de química têm o seu valor. Pensando nisso, Viva Linda preparou o superguia dos fios naturais, recheado de cuidados e dicas para você deixá-los ainda mais bonitos e cheios de vida!

Mulher com cabelo comprido natural

Meu cabelo não tem química. Tenho que cuidar mesmo assim?

Sim! O ressecamento e as pontas duplas podem atingir os cabelos naturais também, mas com menos gravidade do que naqueles que recebem algum tipo de química. Não esqueça que as suas madeixas também pegam sol, entram no mar e na piscina, e, às vezes, recebem o calor do secador e da chapinha – tudo isso vai deteriorando o estado dos fios com o passar do tempo.

Afinal, o que diferencia o cabelo com química dos fios naturais?

O fio é composto por três camadas: a cutícula, o córtex e a medula. A primeira é a mais superficial, enquanto que a segunda fica no meio do fio e a terceira é a parte mais interna. Basicamente, cabelos alisados e tingidos já sofreram alterações mais profundas nas camadas que compõem os fios, explica o tricologista e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), Adriano Almeida. Como consequência, essas alterações deixam o cabelo com pontas duplas, sem brilho e mais opacos.

A escova progressiva, por exemplo, altera as fontes de enxofre do cabelo e os fios atingidos pela química não voltam ao formato original – a não ser que nasçam de novo.

O que fazer para conquistar um cabelo saudável?

Para conquistar um cabelo saudável é preciso ingerir alimentos que contenham nutrientes como o cobre, o zinco, o ferro e a vitamina B12. Mas atenção: nada de aplicar isso no cabelo, viu? Com esses nutrientes, você também evita a queda dos fios.

Anote as nossas dicas de cuidados com os fios naturais:

→ Respeite a distância de 20 centímetros entre os seus fios e o secador de cabelo. Para não agredir tanto o cabelo, a temperatura média do secador deve ficar em torno de 100 graus.

→ Evite o uso da prancha alisadora muito quente, pois ela pode “cozinhar” os fios e, assim, superaquecê-los e danificá-los.

→ Lave o cabelo em dias alternados com o shampoo recomendado para o seu tipo de cabelo.

Nativa Spa Shampoo Ultra-Hidratante Monoi & Argan e botão "comprar"→ Aplique o condicionador ao longo dos fios, a partir da altura da orelha. Evite aplicar próximo à raiz para não estimular a oleosidade do couro cabeludo.

Nativa Spa Condicionador Ultra-Hidratante Monoi & Argan e botão "comprar"Faça hidratações periódicas. O tricologista Adriano Almeida recomenda uma vez por semana, se você tiver o cabelo mais seco, e uma vez por mês, no caso de fios mais oleosos.

Nativa Spa Máscara Capilar Ultra-Hidratante Monoi & Argan e botão "comprar"

 

→ Use produtos como leave-in e óleos. Eles dão uma aparência melhor para o cabelo e minimizam problemas como as pontas duplas.

Nativa Spa óleo de Tratamento Intensivo para Cabelos Monoi & Argan e botão "comprar"

 

 

 

 

COMENTÁRIOS 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS