Eu quero! Tudo o que você precisa saber sobre cabelos coloridos

Quer fazer uma supertransformação? Veja dicas para mudar a cor sem abrir mão do brilho e da saúde dos fios

Quando Suzy Scarton fez 18 anos, abandonou de vez os cabelos claros naturais e passou a ser uma verdadeira apaixonada por fios escuros: suas madeixas castanhas deram espaço a cabelos pretos, paixão que Suzy nunca mais abandonou. Hoje, aos 25, ela retoca a raiz pelo menos uma vez por mês e não pensa em mudar a coloração atual. “Como a minha pele é muito clara, acho que fios escuros ficam mais bonitos”, conta Suzy.

Espelho da Beleza: cabelo preto é um dos assuntos mais comentados do momento; veja mais

Mulher morena de cabelos longos mais cores diferentes de cabelo

Mas se a sua busca pelo tom perfeito não foi assim tão rápida quanto a da Suzy – e você ainda não decidiu com que cor vai transformar o seu visual, o primeiro passo é fazer uma avaliação com a ajuda de um profissional. “É sempre importante avaliar se o cabelo está saudável para passar pelo processo de coloração”, recomenda o cabeleireiro Gustavo Pozenato. Outra dica é ir atrás de referências do tom desejado e confiar nas indicações do seu cabeleireiro. “Se você estiver nesse caminho, a chance de obter sucesso beira os 95%”.

Para escurecer

Se o seu objetivo é chegar em uma tonalidade mais escura que o seu tom natural, a dica de Gustavo é começar com o castanho e, aos poucos, ir escurecendo até obter a cor desejada. “O castanho escuro tende a dar o mesmo efeito sem tantas dificuldades quanto o preto”, explica.

Antes de escurecer, no entanto, é importante ficar atenta a alguns cuidados, principalmente para poder mudar novamente o visual no futuro. “Do preto, se parte sempre para um tom mais claro. O cabelo que vem com essa carga de cor tende a ir, no máximo, até tons avermelhados”, diz. Ou seja: quanto mais escura for a coloração, mais tempo leva para clarear o cabelo depois.

Para clarear

Foi pesquisando tutoriais na internet e seguindo dicas de especialistas que a designer de moda Carolina Vaz, de 23 anos, se despediu dos fios naturalmente escuros há cinco anos. “Gosto da ideia de estar sempre mudando, porque dá a impressão de que as coisas não ficam tão estagnadas” conta Carolina, que já perdeu as contas de quantas cores já usou e atualmente arrasa com fios loiros. A paixão por transformar os fios é tanta que ela vai se formar em outubro em uma escola para cabeleireiros.

Segundo Gustavo Pozenato, quem quiser obter tons mais claros precisa ter em mente que o processo é longo. “Como regra de segurança, é possível clarear, em alguns casos, até quatro tons do cabelo. Quem quiser ir além disso precisa usar um produto descolorante que, ao invés de depositar pigmento, retira”. Por isso, é preciso reforçar a hidratação e a reposição de nutrientes para evitar a quebra e o enfraquecimento dos cabelos.

Fios coloridos precisam de tratamento especial
Kit produtos para cabelo vinoterapia

Para apostar em uma transformação sem deixar de manter os cabelos saudáveis e brilhantes, é preciso investir em um tratamento completo que hidrate e prolongue a coloração por mais tempo. Gustavo diz que é superimportante intensificar os cuidados com seus cabelos em casa, usando shampoo e condicionador específicos para cabelos coloridos. A linha Nativa Spa Vinoterapia conta com shampoo, condicionador, máscara capilar e spray leave in – que protegem e mantêm a cor. Tudo para deixar os fios com a cor vibrante que você quer, e saudáveis como eles naturalmente são. 😉

COMENTÁRIOS 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS