Dez segredos que toda mulher de cabelos cacheados precisa saber

Mulheres inspiradoras revelaram suas dicas preciosas para valorizar o poder dos fios

Assumir a beleza e o poder dos cabelos cacheados está em alta – mas não é tarefa tão fácil assim. Segundo o Espelho da Beleza, que monitora os assuntos de beleza mais desejados das redes sociais, as cacheadas de todos os cantos do Brasil estão em busca de informação e inspiração para valorizar o que têm de mais lindo: o formato natural dos fios.

Seja para trocar dicas e avaliações de produtos que hidratem e dêem forma aos fios, seja para compartilhar experiências sobre a temida transição capilar, os blogs e as redes sociais estão cheinhos de histórias de mulheres que aprenderam com o tempo a cuidar dos seus cabelos com muito amor – e a demonstrar orgulho da própria beleza.

Para compartilhar com você os segredos que toda cacheada precisa saber, convidamos mulheres inspiradoras que amam seus cabelos a listarem as dicas mais preciosas. Aqueles segredinhos que só as apaixonadas pelos cachinhos vão entender – e adorar.

>> Veja mais dicas para cuidar dos seus cabelos

1. Corte!
Karine Alvez com cabelo estilo black power

A jornalista Karine Alves é apresentadora de TV e completamente apaixonada pelos cachos que possui. Ela já alisou os fios algumas vezes – mas por pura curiosidade. “Uma vez, alisei só pra ver como ficava, mas lavei o cabelo logo depois. Foi estranho, me olhei no espelho e nem me reconheci!“, confessa.

Para manter o cacheado cheio de estilo (o que sempre rende vários elogios de quem a assiste na TV), ela não abre mão de mudar o corte sempre que possível. Ela corta os fios a cada três meses e diz que só de tirar “as pontinhas” já vê uma grande diferença. “O cabelo vai crescendo e perdendo o volume. Por isso é tão importante dar o corte. Tem gente que só deixa crescer sem definição, mas não é por que é crespo que não precisa ter corte! Tem que ter caimento, volume!”.

2. Se for cortar, SEMPRE corte com o cabelo seco!

Outra dica de Karine é cortar o cabelo enquanto estiver ainda seco. É superimportante que você busque por um profissional que entenda do assunto e que faça você se sentir bem! “Quando você encontrar um hair stylist que te entenda e conheça bem seu cabelo, aí sim, pode começar a cortar ele úmido”, aconselha.

3. Se joga no leave in

Depois de lavar bem o cabelo, um bom leave in faz milagres! “O shampoo  e o condicionador  que você usa são importantes, mas são os cremes que dão volume. Leave in é fundamental, é quase 70% do processo pra dar um bom acabamento e deixar o cabelo macio”, conta Karine, que não vive sem um creme depois do banho.

4. Meu melhor amigo, o difusor

Se você estiver atrás de mais volume e quiser um efeito mais arrumadinho, o grande segredo é usar o difusor. Karine divide sua rotina com a gente: ela penteia o cabelo, enxuga um pouco, passa o leave in, vira o cabelo para baixo e seca assim, de baixo pra cima com o difusor. Segundo ela, a diferença é enorme!

5. Hidratação, hidratação, hidratação!

A blogueira Camilla Santana ama seus fios e é conhecida por seu canal no YouTube, Cacheadíssimas. Com mais de 90 mil inscritos, é lá que, há mais de dois anos, ela divide suas experiências e dicas com outras cacheadas. Camilla confessa que ter um cabelo lindo de morrer é simples: basta investir na hidratação. “Sempre recomendo uma hidratação por semana, pelo menos, pois o cabelo cacheado é naturalmente mais seco. Além de ser super relaxante, tirar um tempinho para cuidar de si já dá uma ajuda para os fios”, diz.

6. Saiba o que você quer
camilla santana com cabelos longos cacheados

Se você não conhece direito seus cachos, não adianta olhar para diferentes inspirações e achar que seu cabelo vai ficar igualzinho ao das atrizes e blogueiras de uma hora pra outra. Algumas coisas que funcionam para elas talvez não funcionem para você, e vice-versa. Por isso, é importante identificar o seu cabelo e saber o que você quer. Talvez isso demore um pouco – Karine só passou gostar do formato natural dos fios aos 15 anos.

Mas você tem que focar no que quer e te faz bem – tanto para você, quanto para seus cabelos. Quem dá a dica é Camilla, que passou parte da adolescência alisando o cabelo com ajuda da chapinha e de química: “Acredito que cada um tem que se sentir bem da forma que for. Por exemplo, se você se sente bem com o cabelo alisado, OK, mas tem que ter a consciência das consequências, saber que essa química danifica o cabelo”.

7. Só lave quando necessário

Tanto Camilla quando Karine são bem claras quando o assunto é lavar o cabelo. A primeira só lava duas vezes por semana, enquanto a segunda, apesar de lavar de segunda a sexta por causa do trabalho na TV, sempre tira alguns dias para os fios descansarem. Esse passo é essencial para não deixar o cabelo muito seco e danificado.

8. Faça fitagem

A fitagem é um procedimento conhecido por ajudar a definir os cachos, tirar o volume e diminuir o frizz. Ela consiste em aplicar o leave in mecha por mecha e você pode fazer em casa. Camilla, que gosta de bastaaante volume, não costuma ser adepta da fitagem mas, curiosamente, foi essa técnica que a fez ficar famosa no YouTube. “Foi um video sobre o assunto que fez o meu canal bombar, inclusive é o meu video mais conhecido, com quase 1 milhão de visualizações!”, comemora.

9. Na hora de dormir… 

Nada de prender os cachos antes de ir para cama ou dormir com o cabelo molhado, hein? Se você costuma tomar banho à noite, pode lavar o cabelo sim, mas precisa secar como faz normalmente antes de deitar. Karine costuma lavar os cachos à noite e sempre dorme com os fios secos e soltos para evitar que fiquem marcados ou danificados. “Mesmo que o cabelo fique um pouco bagunçado no outro dia, eu arrumo com produto pela manhã para que fique bem definido. Sempre funciona e é melhor do que lavar toda hora, porque senão você acaba destruindo seus cachos!”, afirma.

10. Seja você mesma!

Tanto para Karine quanto para Camilla, os cabelos cacheados são motivo de orgulho e reconhecimento. As duas até podem ter demorado um pouco para assumir seus cachos, mas hoje recebem elogios por onde passam e inspiram outras mulheres a dedicarem o mesmo amor pelos fios.

“Cabelo crespo é personalidade, e ele tem um perfil próprio! Sou apaixonada pelo meu e acho impressionante o quanto isso mexe com as pessoas. Assumir meus cachos foi um amadurecimento como mulher e o fato do crespo estar em alta facilita muito e nos dá mais opções. Graças às redes sociais, a gente vê que cada vez mais mulheres estão seguindo este caminho” diz Karine. É muito amor, não é?

COMENTÁRIOS 70

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

    1. Oi, Jacirema! É preciso identificar qual o tipo de cacho dela (2a, 2b, 2c, 3a, etc.) e em seguida pesquisar os cuidados específicos pro tipo de cabelo dela. Existem vários tutoriais no YouTube e existe um site muito bom pra dar os primeiros passos sabendo bastante, quê é o cacheia.com.br