Cuidados com os cabelos: 6 motivos para você não abrir mão dos condicionadores

O produto ajuda a manter os fios macios e cheios de movimento

Você já se perguntou para quê, exatamente, serve o condicionador? O shampoo a gente sabe que tem a função de limpar os fios e, quando precisamos de uma hidratação, aplicamos uma máscara. Nessa história toda, será que o condicionador é realmente importante?

Conversamos com a dermatologista especialista em cabelos Gabrielle Adamés que nos ajudou a desvendar as funções do produto. E um spoiler: o condicionador é importante sim! Vem ver porque:

#1 O condicionador equilibra o efeito do shampoo no cabelo

Sabe quando a gente não aplica o condicionador e parece que os fios ficam com um aspecto seco, se repelindo? Pense num cabelo de boneca que tem uma textura estranha no contato com as mãos, por exemplo. “O shampoo tem compostos que deixam cargas negativas no nosso cabelo depois de limpar. O condicionador vem com a carga positiva, diminuindo a carga eletrostática do cabelo”, explica a dermato.

Viva Linda Indica:
Match Fonte da Hidratação Shampoo
Match Fonte da Hidratação Condicionador

mulher secando o cabelo
#2 Diminui o frizz e o volume

Dependendo do cabelo, aplicar apenas shampoo faz com que o frizz fique incontrolável e as mechas percam a maleabilidade. Tudo isso acontece porque a carga negativa que o shampoo deixa após limpar incentiva os fios a se repelirem. “O condicionador permite, assim, a maleabilidade, penteabilidade, maciez e redução do frizz e volume”, diz Gabrielle.

Viva Linda Indica
Match Patrulha do Frizz Shampoo
Match Patrulha do Frizz Condicionador

Saiba mais
Como tirar o frizz do cabelo: 10 dicas de expert contra os fios arrepiados
Como recuperar cabelo ressecado: veja dicas

#3 O  condicionador devolve a oleosidade natural do fio

A gente escuta a palavra oleosidade e já quer sair correndo, né? Mas esse efeito do condicionador é uma coisa boa que garante a saúde do fio. O couro cabeludo produz naturalmente o sebo, que vai reduzindo com o tempo.

“Uma das funções do condicionador é melhorar a lubrificação do fio e devolver a oleosidade natural da fibra que é perdida com o tempo, sol, poluição, excesso de lavagens com produtos muito abrasivos, tinturas e tratamentos químicos”, alerta a profissional.

#4 É aliado de quem tem o cabelo seco

Exatamente por causa da função de devolver a oleosidade natural para o fio, os condicionadores são aliados de quem cabelos secos. Nesses casos, até quem usa os fios curtinhos pode investir no produto – o mesmo vale para os fios com muito frizz ou o cabelo armado, mesmo que curto – não se esqueça do condicionador!

“O produto só não é indicado para quem tem cabelo bem curtinho e oleoso. A dica aqui é investir eventualmente em uma hidratação profissional”, sugere.

Viva Linda Indica:
Nativa SPA Monoï & Argan Shampoo Hidratíssimo
Nativa SPA Monoï & Argan Condicionador Hidratíssimo

mulher mexendo no cabelo crespo
#5 Lavar o cabelo só com condicionador: co-wash pode ser uma opção

A dermato explica que os co-washes têm fórmulas similares aos condicionadores comuns. Eles funcionam como uma alternativa aos shampoos à base de sulfato que, ao limpar, retiram muito do sebo produzido naturalmente.

Gabrielle indica, no entanto, ficar atenta ao seu tipo de fio porque, talvez, esses produtos não sejam indicados para você.  Esse produto não deve ser utilizado por pacientes com couro cabeludo oleoso, dermatite seborreica, psoríase, Mas pode ser indicado para cabelo e couro cabeludo muito seco. Também tem possibilidade de intercalar seu uso com um shampoo recomendado quando o cabelo for muito seco”.

Por isso, o produto faz parte da rotina de muitas crespas e cacheadas – já que esse tipo de fio costuma ser mais seco e a oleosidade não chega até as pontas, o co-wash limpa evitando que esse pouco de sebo seja retirado dos fios.

Viva Linda Indica:
Match Condicionador Respeito aos Cachos Co-Wash
Match Fonte da Hidratação Condicionador Co-Was

#6 O uso adequado aumenta a eficácia do condicionador

Gabrielle explica que o ideal é aplicar o condicionador nas pontas, longe do couro cabeludo, para não deixá-lo oleoso. Uma dica para aumentar a eficácia é secar levemente as mechas com uma toalha depois de lavá-las com shampoo e então aplicar o condicionador por 5 minutos: “como o excesso de água foi retirado com a toalha, o condicionador tende a penetrar melhor”, explica a dermato.

Saiba mais:
Como lavar os cabelos: aprenda passo a passo e veja dicas
Hidratação para cabelos secos: saiba como fazer
O que fazer para o cabelo crescer rápido: aprenda aqui!

 

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook