Como recuperar o cabelo ressecado no pós-verão: veja dicas

Sol, praia e piscina deixam danos nos fios. A boa notícia é que você consegue revertê-los!

O verão pode estar chegando ao fim, mas os efeitos da estação seguem nos acompanhando por um tempo. E, infelizmente, nem sempre como aquele bronzeado que fica na pele depois de um dia maravilhoso de sol. Nos cabelos, o verão geralmente se despede com alguns danos – e isso acontece mesmo que você cuide das madeixas na temporada mais quente.

“O sol está mais forte nessa época, e mesmo que a gente proteja os fios com chapéu ou protetores capilares, a exposição ainda é excessiva. Isso somado a fatores como água do mar e piscina, ambas prejudiciais porque ressecam e deixam as cutículas do cabelo aberta”, explica a dermatologista Fernanda Casagrande.   

Aproveitou até não poder mais os dias de calor e percebe que as madeixas sofreram com esses danos? Então confira as dicas para recuperá-las no período pós-verão.

mulher sorrindo com cabelos soltos no sol
Quanto tempo leva para recuperar o cabelo ressecado?

Para quem gosta de trabalhar com datas e saber quanto de dedicação vai ser necessária, Fernanda explica que, normalmente, dois meses de hidratações pelo menos duas vezes na semana são suficientes para voltar a ter fios saudáveis e hidratados.

“Mas depois desse tempo se o cabelo continuar ressecado, só um corte vai resolver”, explica.

Dois meses pode parecer bastante tempo mas, se você levar em conta o tempo que levou para que as mechas ficassem ressecadas, até que faz sentido, né? Para hidratar seus fios e recuperar aquele brilho e balanço maravilhoso, Viva Linda sugere a linha Match Fonte da Hidratação, que tem óleo de coco na fórmula do shampoo, condicionador, máscara capilar e co-wash, que substitui o shampoo e o condicionador e é perfeito para quem tem rotina no poo.

mulher na praia sorrindo com cabelos soltos
Cabelos com frizz depois do verão

Segundo Fernanda, frizz, ressecamento e pontas duplas possuem todos a mesma causa, “a combinação de sol em excesso, cloro e água salgada, que acaba abrindo a cutícula do fio, fazendo surgir as pontas duplas e as fraturas”. Quando as cutículas estão abertas, é possível sentir o ressecamento dos no toque. Os fios perdem o movimento e ficam quebradiços.

A dica de Viva Linda é que, junto com uma rotina de hidratação, você também invista em cuidados que selem a cutícula do fio, como a linha Match. Patrulha do Frizz. Para resolver as cutículas abertas por causa da exposição solar e outras rotinas de verão, intercale as máscaras hidratantes com a Match Patrulha do Frizz Máscara Capilar que deixa os fios blindados contra o frizz por até 2 dias.

Deixe de lado secador, chapinhas e babyliss

Lembre-se que seu cabelo já está fragilizado nesse período e itens como chapinhas e babyliss contribuem para danificá-lo ainda mais. Se puder, deixe, inclusive, que ele seque naturalmente, usando o  secador o mínimo possível. Quando necessário, não abra mão de protetores térmicos, como o Match Patrulha do Frizz Sérum Capilar que, além de proteger contra os danos do secador, também ajuda a reduzir o atrito entre os fios.

nulher com cabelos crespos sorrindo na praia
Use produtos com óleo e leave-in

Fernanda aconselha o uso desse tipo de produtos especialmente durante o período de recuperação de seus cabelos porque eles nutrem, hidratam e ainda repõe nutrientes. Eles são como um complemento na hora de reparar e ainda funcionam como finalizadores, deixando seu cabelo com um aspecto mais bonito.

Viva Linda sugere o Nativa SPA Óleos Indianos Óleo Capilar, que é enriquecido com vegetais, vitaminas e ômega 6 e, além de hidratar, também combate os sinais de envelhecimento capilar.

E aí, pronta para já recuperar seu cabelo enquanto aproveita os últimos dias de verão?

Saiba mais:
Como lavar cabelos crespos e cacheados: veja dicas
Cuide dos cabelos no verão: saiba como
Linha Match: o seu cabelo do jeito que você quer

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook