Como lavar cabelos crespos e cacheados: veja dicas

Especialista ensina um passo a passo para acertar no cuidado com os fios desde a hora da lavagem.

Se você tem cabelos crespos ou cacheados já sabe que esse tipo de fio exige um cuidado a mais por causa do formato em espiral, que dificulta que a oleosidade natural percorra todo o comprimento. E essa atenção extra deve começar ainda na lavagem, a fim de manter as madeixas saudáveis e lindas do jeito que você adora e merece!

Para quem arrasa com esse tipo de cabelo por aí, existem técnicas fáceis de lavar o cabelo e evitar o problema raiz oleosa e pontas secas. Conversamos com Itanajara Almeida, cabeleireira especialista em cabelos crespos, que traz dicas de como lavar esse tipo de fio e deixá-lo ainda mais cheio de vida! Confira!

Varie os produtos para seu tipo de cabelo

Segundo Itanajara, na hora de escolher os produtos, leve em conta se o seu cabelo tem procedimentos que envolvam qualquer tipo de química. “Nesse caso, devemos escolher o tipo de shampoo e condicionador específico para cada especificidade e não utilizar a mesma linha por muito tempo, mas sim intercalar o uso”, orienta.

Ela também lembra a importância de combinar shampoo e condicionador e não pular nenhuma dessas etapas. Enquanto o primeiro limpa os fios e retira a oleosidade, o segundo repõe os nutrientes que a lavagem retira.

Viva Linda Indica:
As cacheadas e descoloridas podem manter o loiro impecável com o shampoo, o condicionador e a máscara capilar da linha Nativa SPA Vino, que reduzem e previnem aquele amarelado que você não quer.

Já para quem está precisando de uma hidratação profunda nos, a dica é o shampoo condicionador e máscara capilar da linha Nativa SPA Hidratíssimo Monoï & Argan, que faz uma hidratação intensa sem perder a leveza dos fios.

O foco é manter o volume e o formato dos cachos? A dica são os produtos de Cuide-se Bem Cachos Exuberantes. Com shampoo, condicionador e creme de pentear, a linha é perfeita para as cacheadas manterem as madeixas sempre lindas! <3

modelo com cabelos crespos se olha no espelho e sorri
Frequência de lavagem

O seu tipo de cabelo é que vai determinar quantas vezes por semana você deve lavá-lo. Tem os fios secos? Então pode lavar de duas a quatro vezes por semana. No caso dos oleosos, a dica é lavar dia sim, dia não. Para quem tem fios mistos, a orientação é lavar as madeixas pelo menos três vezes na semana.

“Um cabelo lavado por três vezes ou menos por semana concentra muitas impurezas. Por isso, o shampoo deve ser aplicado duas ou três vezes, até que se perceba que o fio está deslizando por nossos dedos”, ensina Itanajara.

Intercale as intensidades na hora de lavar os fios

Como a gente comentou lá em cima, a oleosidade da raiz nos fios crespos tem dificuldade de chegar até a ponta dos cachinhos. Segundo Itanajara, é preciso levar esse detalhe em conta na hora da lavagem.

“Comece a lavar pelo couro cabeludo, esfregando com vigor (sem as unhas, por favor) para retirar todo o excesso de gordura que acaba retido. Já as pontas pedem movimentos mais leves e sutis para não comprometer os fios ressecados”, explica.

Modelo com cabelo crespo seca os fios com secador
Aposte num difusor para secar os fios

Você é daquelas que não consegue sair de casa com os cabelos molhados? Nesses casos, Itanajara indica usar o secador no morno, para danificar menos o fio. E vale lembrar de sempre aplicar um protetor térmico antes do processo – vá de Cuide-se Bem Protetor Térmico. Outra sugestão é secar as madeixas com a ajuda de um difusor, que evita que seu cacho perca a forma.

Hidratação para cabelos cacheado

O cabelo está seco e danificado? Nesses casos, Itanajara diz que a hidratação deve ser feita até duas vezes por semana, antes de lavar os fios. “Quando o ressecamento está aparente, é necessário intensificar a hidratação até que o fio volte a ter o brilho e a maciez desejada. Depois disso, pode diminuir a frequência”, orienta.

Viva Linda Indica a máscara capilar Fonte da Hidratação, que tem óleo de coco na fórmula e deixa suas madeixas hidratadas desde a primeira aplicação. Pra divar!

Modelo com cabelos ruivos se olha no espelho enquanto segura os fios

Que outros cuidados você tem na hora de lavar o seu cabelo cacheado? Conta pra gente nos comentários! 🙂

COMENTÁRIOS 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS