Como fazer o cabelo crescer? Descubra essa e outras 11 curiosidades sobre os fios

Consultamos uma expert no assunto que respondeu as nossas dúvidas sobre as madeixas

Todo mundo já teve, alguma vez, uma pergunta sobre cuidados com os cabelos. Como fazer o cabelo crescer? Quantos fios temos na cabeça? Se cortar, o cabelo cresce mais rápido? Enfim, são dúvidas que aparecem quando você deseja fios bem cuidados e cheios de vida. Em Viva Linda, a gente também morre de curiosidade. E, por isso, fomos atrás da tricologista Amanda Bombini, que nos ajudou com algumas respostas. Quer ver?

1. Quantos fios de cabelo, em média, uma pessoa tem? É igual para todo mundo?

Normalmente, nossa cabeça tem entre 100 e 150 mil fios de cabelo (!!!), mas esse número varia de pessoa para pessoa. Negras costumam ter mais fios de cabelo do que ruivas, loiras ou morenas, por exemplo. Enquanto isso, as ruivas têm menos fios no couro cabeludo do que as loiras.

Modelo de costas em um campo ensolado exibindo longos cabelos castanhos
2. Quanto um cabelo cresce? Como fazer o cabelo crescer?

Um fio de cabelo cresce pouco mais de um centímetro por mês. Nos homens, o crescimento fica em torno de 0,34 milímetros por dia, enquanto esse número é de 0,36 para as mulheres. Um fio de cabelo tem três fases ao longo da sua vida útil: anágena, catágena e telógena. Mas ele só aumenta de comprimento na primeira, a fase anágena, que pode durar de dois até seis anos (sim, seis anos!). Para fazer o cabelo crescer não existe milagre: é necessário ingerir medicamentos — recomendados pelo seu médico — que prolonguem essa fase de crescimento dos fios.

3. Quanto tempo dura um fio de cabelo na cabeça? Quantos cabelos caem por dia?

Um fio de cabelo dura o tempo da fase anágena, ou seja, de dois até seis anos, em média. A tricologista explica que há relatos de pacientes que já ficaram até 10 anos com o mesmo fio de cabelo na cabeça, mas são exceções. Quando o fio sai da fase anágena (de crescimento), passa pela catágena (dura em torno de duas semanas e a divisão celular do cabelo cai pela metade) e chega na telógena (etapa de repouso da raiz do cabelo), ele cai.

O normal é perder entre 50 a 100 fios por dia. Por isso, fique atenta: se perder mais do que um punhado de fios de cabelo, você pode estar com alguma patologia. Se o seu cabelo cai muito na mesa do trabalho, no travesseiro ou no banho, por exemplo, procure um tricologista.

4. É verdade que se cortar o cabelo ele cresce mais rápido?

Não, o cabelo não cresce mais rápido se cortar. O que ocorre, conforme explica Amanda, é uma falsa impressão devido às pontas danificadas. Se a pessoa corta as pontas, o cabelo vai crescendo e ocupa o lugar do que estava com uma aparência feia, parecendo ter crescido mais rápido.

Modelo de costas tendo as pontas do cabelo cortadas por mãos com uma tesoura de cabelereiro
5. Existe alguma estimativa de quantas pessoas convivem com a calvície? Quais fatores fazem o cabelo cair?

Amanda não consegue precisar um número exato de qual o percentual de pessoas que tem calvície, devido aos diversos graus que ela pode ocorrer: desde pequenas “entradas” na cabeça até buracos causados pela ausência dos fios. São diversos os fatores que podem fazer o cabelo cair, entre eles, destacam-se a alteração hormonal, deficiência de vitaminas, estresse, doenças metabólicas (diabetes, por exemplo), o uso de medicações e, também, fatores genéticos.

6. O cabelo das pessoas negras cresce menos?

Sim. Eles crescem cerca de 0,2 centímetros a menos do que os cabelos de pessoas brancas ou de origem asiática. Além disso, a estrutura do cabelo crespo contribui para esse fato, já que costuma nascer para cima e enroladinho.

Fleur East exibindo seus cachos aloirados passando dos ombros
7. O que faz um cabelo ser saudável?

Um cabelo saudável é constituído a partir de um conjunto de fatores. Ter uma alimentação rica em proteínas, fazer hidratações mensais ou quinzenais e usar bons shampoos propicia cabelos lindos e cheios de vida. Além disso, não usar o secador muito próximo dos fios e não usar prancha alisadora muito quente contribui para a vitalidade das suas madeixas.

Arrase na hora de lavar os fios:

8. O que determina um cabelo ser liso, crespo ou ondulado?

O cabelo é liso, crespo ou ondulado devido ao ângulo que ele nasce na cabeça. O fio crespo, geralmente encontrados em pessoas de origem negra, nasce de forma elíptica e cresce paralelo ao couro cabeludo. Enquanto isso, o fio mais liso, de origem branca, tem forma oval e cresce oblíquo ao couro cabelo. Por fim, o cabelo de origem asiática cresce de forma cilíndrica e o nascimento se dá de forma perpendicular ao couro cabeludo.

Lupita Nyongo exibe cabelo crespo penteado para trás
9. O que determina a cor de um cabelo?

O que vai determinar um cabelo ser loiro, moreno ou ruivo é a quantidade de melanina depositado no cortex capilar. O cabelo preto, por exemplo, tem mais melanina do que um cabelo loiro. Assim como na pele, uma pessoa branca tem menos melanina do que uma com a pele negra.

Modelo ruiva com a cabeça deitada exibindo cabelos lisos jogados para para trás
10. O que faz um cabelo ser oleoso ou seco demais?

Isso depende da quantidade de sebo produzida pelo couro cabelo. Tem pessoas que tem muitos hormônios andrógenos (masculinos) circulantes no corpo, e isso, consequentemente, aumenta a quantidade de secreção sebácea. O cabelo de aspecto seco, no caso, tem pouco sebo produzido pelo couro cabeludo. Entretanto, as pontas secas, ressalta a tricologista, são resultantes de maus cuidados com os fios e não têm relação com a quantidade de óleo no couro cabeludo.

11. A gravidez modifica o crescimento dos fios?

A gravidez interrompe o ciclo normal de crescimento do cabelo. As mulheres podem ter um pouco de queda de cabelo durante a gravidez, mas experimentam uma perda repentina e excessiva após o parto. Embora isso possa ser traumático para as mamães, o ciclo de crescimento do cabelo volta ao normal entre 3 a 9 meses após dar à luz.

Mulher grávida de cabelos castanhos lisos deitada sobre o sofá acariciando a barriga
12. É verdade que se arrancarmos um fio de cabelo branco, nascem dois no lugar?

Isso é mito! Se fosse verdade, o tratamento da queda de cabelo estava aí, né? Aí não tinha ninguém careca 😉

Agora você já é uma expert em cuidados com os fios, não é mesmo? 😉

Fonte consultada: Amanda Bombini, médica tricologista, especialista em cuidados com os cabelos.

COMENTÁRIOS 21

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

    1. As tinturas com amônia podem enfraquecer mais os fios, enquanto o tonalizante não tanto. Aconselhamos consultar um profissional para entender melhor o seu tipo de cabelo e o que é melhor utilizar na hora da coloração Angela 😀

  1. Gostei das informaçoes sobre os tipos de cabelos pois as vezes nao sabemos como cuidar. Ex. Eu tenho cabelo castanhos e enrolado. O que faço pra que ele cresçam sem muito volume? E que tipo de shampoo devo usar por elw ser cabelo seco? Obrigada.

  2. Olá, boa tarde!
    Me chamo Daniele, sou de Apucarana – Paraná, recentemente tive uma forte queda de cabelos, meus cabelos ficaram, finos, ralos, caiu uns 40 % do que eu tinha, estão quebradiços agora e ressecados eles são finos bem finos e levemente ondulados, não foi por química, não sei o motivo, enfim, por esse motivo gostaria de saber se vocês enviam amostras grátis, não tenho dinheiro para comprar mas gostaria muito de testar qualquer produto que possa me ajudar, não sei se esse procedimento existe, mas estou muito desesperada com meu cabelo, então resolvi tentar, podem me ajudar? Desde já agradeço por estar lendo o e-mail, desculpe se só incomodei. Obrigada

  3. Parabéns ao Biticário por essa iniciativa em socializar o conhecimento, afinal é muito bom sermos orientados por uma autoridade no assunto e a médica tricologista Amanda Bombini atingiu seus objetivos.
    Parabéns ao Boticário e a Dra Amanda Bombini.