Como cuidar dos cabelos secos no inverno: veja dicas

Especialista ensina como manter os fios hidratados

Você é daquelas que segue toda uma rotina com os fios no verão mas, assim que as temperaturas amenizam, deixa de lado os cuidados? Saiba que, assim como no verão, o inverno também pode causar danos. Quem já tem os cabelos secos, então, precisa ficar ainda mais ligada quando caem as temperaturas.

Viva Linda conversou com a dermatologista Márcia Donadussi, que explica o que acontece com as mechas durante o frio e traz dicas de cuidados para o período.

mulher segura gola do casaco

Saiba mais:
:: Como cuidar dos cabelos no inverno
:: Cabelos longos: veja tendência para o inverno

Sensação de cabelos mais secos

Vale sabe que não é exatamente a temperatura mais baixa que causa danos. O  problema é que o ar fica mais seco, o que dá a sensação de mechas mais secas. “Além disso, tem o aquecedor e o ar condicionado, que ressecam ainda mais o ar e contribuem para a sensação de ressecamento”, explica a profissional.

Evite a água quente

Baixou um pouquinho a temperatura do ambiente e você já aposta em um banho superquente? Esse é um dos maiores erros cometidos no inverno. “O calor, junto com o shampoo, retira ainda mais a oleosidade dos fios, acabando com o brilho e deixando o aspecto ressecado ainda mais em evidência. A dica é sempre utilizar água morna na hora de lavar o cabelo seco durante o inverno”, orienta Márcia.

Mantenha a frequência de lavagem

Mesmo que o fio esteja lindo, não vale ficar muitos dias sem lavar. As lavagens espaçadas fazem com que a oleosidade se acumule no couro cabeludo, causando coceira e irritação. “O indicado é lavar em dias alternados para garantir que o sebo não acumule. Só quem tem madeixas secas e muito pouca oleosidade na raiz pode dar um espaço maior de lavagem”, diz.

Para saber quando é hora de lavar, preste atenção ao aspecto do fio: sempre que ele ficar mais pesado e rígido, é porque está na hora. 🙂

Saiba mais:
:: Cabelo com luzes: dica para manter a saúde dos fios
:: Pontas duplas: como evitar o problema nos fios
:: Como lavar os cabelos? Aprenda passo a passo e veja dicas

Protetor térmico é indispensável no inverno

O secador não faz bem, mas, de acordo com a dermatologista, é mais importante evitar ir para a cama com as mechas molhadas. “Sempre use um protetor térmico e evite o uso do secador muito quente e próximo ao fio. Isso causa bolhas na fibra capilar e faz com que a haste ressecada quebre”, alerta.

Viva Linda Indica:
Match Creme Modelador Respeito aos Cachos
Match Patrulha do Frizz Sérum Capilar

mulher sorru com cabelos compridos e loiros
Controle o frizz

Quem tem cabelos secos geralmente se incomoda com o frizz excessivo. Além disso, Márcia lembra que os dias úmidos, mais frequentes no inverno, contribuem para que os fiozinhos não fiquem no lugar.

Viva Linda Indica: acrescente produtos específicos para o controle do frizz na rua rotina de cuidados. A linha Match Patrulha do Frizz tem óleo de abacate e creatina e sela as cutículas com uma película contra a umidade.

Saiba mais
:: Saiba como cuidar da pele sob baixas temperaturas
:: Tons de batom para arrasar no inverno
:: Cabelo afro: cuidados para os fios descoloridos

Invista em hidratações

As hidratações são as maiores aliadas na hora de cuidar do cabelo seco nas baixas temperaturas. Elas agem repondo a água e amenizando o aspecto ressecado. Márcia alerta, no entanto, que a necessidade de produtos para a raiz e para as pontas pode não ser a mesma, já que, muitas vezes, o problema é o ressecamento causado pelos fatores externos e não a baixa produção de oleosidade.

Ela lembra que, se os fios estiverem ressecados, mas a raiz continuar oleosa, os cuidados são diferentes. “A dica é usar os produtos hidratantes no comprimento e um shampoo diferente para a raiz, por exemplo”

Viva Linda Indica:
A linha Match Fonte da Hidratação confere brilho e hidratação aos fios, e o resultado pode ser visto desde a primeira aplicação. A fórmula tem máxima concentração de óleos e o principal ingrediente é um conhecido de quem tem cabelos secos: o óleo de coco.

mulher sorri com as mãos no cabelo crespo

Bora cuidar dos fios neste inverno? 😉

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook