Cinco cortes de cabelo da moda pra você manter sem sair de casa

Descubra como obter aquele visual de salão com o cabeleireiro das famosas

Sabe aquela sensação de quando a gente se olha no espelho do salão de beleza depois de um bom corte de cabelo? Tá linda. Tá maravilhosa. Tá modelo de propaganda de shampoo. Ok, vamos supor que essa é a cena 1 da história das nossas vidas.

Corta para a cena 2: a gente lava o cabelo e ele nunca mais fica divo daquele jeito que estava no salão. Gente, como pode? Será um pozinho mágico que a cabeleireira não nos contou?

Pois é, acontece com muitas de nós. Nem sempre é fácil manter o corte de cabelo no dia a dia, mas não vamos nos dar por satisfeitas: queremos visual de salão feito em casa sim. Veja os truques de como manter em casa cinco cortes de cabelo que estão em alta, mas atenção: leia até o final pra descobrir os segredos do hairstylist Marcos Proença, que cuida dos fios de famosas como Debborah Secco, Flávia Alessandra e Fê Paes Leme. 😉

1. Pixie

O maior desafio de quem tem cabelos curtíssimos é que eles perdem a forma mais rápido com o crescimento dos fios. O corte Pixie, por exemplo, é inspirado no cabelo joãozinho, muito utilizado pelas mulheres em outras décadas, mas hoje com frequência ganha um repicado com pontas irregulares. Quando essas pontas começam a crescer, fica mais difícil de manter o look no dia a dia.

Cantora Zendaya com cabelo curto

Uma dica para manter o corte legal é texturizar o cabelo: deixando-o mais ondulado e “bagunçado”, você fica livre de querer alinhar milimetricamente os fios que estão crescendo. Use o Surf Spray e amasse os fios com as mãos para um efeito messy: os cabelos ficam mais volumosos e com movimento.

Desfile da Marchesa com modelo usando cabelo curto arrumado

Se os seus cabelos curtinhos forem crespos, ondulados ou afro, a dica é apostar em acessórios que ajudem a valorizar o seu volume natural. Aposte também em um Creme para Pentear ou Leave-in que modele os fios e controle o frizz.

2. Bob

Atriz com cabelo bob

O corte bob ou chanel é um clássico que de vez em quando se reinventa. Com franja, sem franja, repicado ou com bico, ele também é um corte que fica lindo quando texturizado com Mousse ou com o Surf Spray. Isso vale para fios lisos, ondulados ou crespos: valorizar o volume está em alta e dá bem menos trabalho do que escovar ou fazer chapinha. Mas, se você não abre mão de fios lisos com o secador, aplique o protetor térmico antes, ok? 😉

Anne Hathaway com cabelo estiloso

Os grampos também são best friends dos cabelos bob e de muitos outros cortes, e possibilitam que você faça um penteado e varie o look sem muito trabalho.

3. Long Bob

Charlotte Tilbury com cabelo messy

O que vale para os comprimentos mais curtos vale para o long bob, corte da moda entre as brasileiras: quanto mais você ondular os fios, mais curtinhos eles vão parecer (e mais tempo o seu corte vai ficar no formato original).

Alessandra Ambrosio com cabelo molhado

Hit das semanas de moda e nos tapetes vermelhos, o long bob dividido na lateral e com efeito molhado é uma opção para quem quer variar o look. Fica legal usar solto, com rabo de cavalo ou coque, você escolhe!

4. Em camadas

Modelo com cabelo messy

O corte em camadas é perfeito para valorizar o volume de todos os tipos de fios, especialmente os crespos e afro. Com um bom modelador de cachos e um pente garfo, é possível modelar um black power cheio de estilo, especialmente se você tiver os fios em um comprimento pequeno ou médio.

Modelo com trança no cabelo

Se você tem cabelos lisos ou ondulados em camadas de comprimento médio, pode fazer muitos penteados usando elásticos, grampos e leave-in. Veja aqui vários tipos de penteados para você se inspirar.

5. Reto

Modelo com topete na passarela

O cabelo reto e com franja está em alta, mas quem já usou franja sabe como é quando ela começa a crescer: complicada de lidar sem grampos e produtos fixadores. Uma dica de o que fazer para obter um look incrível com esse corte é puxar a franja comprida para trás e fazer um topete com ela e parte do cabelo.

Modelo com penteado lateral

Outra dica é usar Surf Spray na parte de trás do cabelo para um efeito ondulado natural. Vale também se jogar em penteados como rabo de cavalo com topete, coque alto e muitos acessórios como lenços, presilhas e grampos coloridos.

Entrevista: Marcos Proença, hairstylist

Viva Linda: Que dicas você costuma dar para clientes com cabelos curtíssimos?

Marcos Proença: Os cabelos curtíssimos exigem mais idas ao salão para manutenção do corte. Geralmente, as clientes voltam uma vez por mês e fazemos pequenos retoques. Em casa, é essencial manter a rotina de cuidados em dia, com hidratações semanais, para que os cabelos cresçam de forma saudável.

Aconselho que elas procurem por produtos que deixem os fios leves e com movimentos. No caso dos cabelos ondulados ou volumosos, quando estão mais curtos precisam de produtos específicos para reduzir o volume e não incomodar a dona com os fios que “inflam”. O cabelo curto costuma acordar mais arrepiado, aí não tem jeito: é preciso lavar os fios para que eles voltem naturalmente ao lugar.

Vale usar o artifício do secador e a escova para manter os fios mais lisos, sempre aplicando um leave-in de proteção térmica antes de começar. Produtos para modelar os fios, como pomadas e sprays, também são bons aliados para o dia a dia. Procure por itens de média fixação e não abuse da quantidade, para que a raiz não fique oleosa durante o dia.

Viva Linda: Como lidar com os cabelos muito lisinhos ou muito volumosos? Existem cortes que facilitem a valorização do volume dos cabelos?

Marcos Proença: Geralmente, cortes com efeito desfiado são melhores para reduzir o volume, pois criam mechas irregulares, fazendo com que o cabelo se encaixe melhor. Para cabelos muito lisos, o repicado ajuda a criar movimento aos fios. Os cabelos muito finos podem optar por um corte reto, para criar impressão de volume.

Viva Linda: Os cortes bob e long bob já são hits há algumas temporadas e devem continuar bombando. Qual o truque para manter esses cortes bonitos no dia a dia?

Marcos Proença: O bob e long bob costumam ficar ainda mais bonitos com o efeito do babyliss. Os fios mais ondulados e bagunçadinhos dão mais evidência ao corte. As ondas com pontas retas trazem um toque ainda mais moderno ao visual. Se os fios forem lisos e a mulher não tiver muito tempo, pode apenas jogar tudo para um lado e no outro prender atrás da orelha ou com um grampo na altura da nuca. O uso de shampoo a seco ou sprays específicos para o efeito beach hair podem ajudar a estilizar os cabelos, trazendo textura aos fios.

Viva Linda: Além do corte, quais os principais cuidados que mulheres com cabelos longos devem ter em casa para manter o look de salão?

Marcos Proença: Os cabelos longos necessitam de cuidados extra! A hidratação precisa estar em dia e pode ser alternada por rituais de nutrição ou reconstrução, dependendo da necessidade dos fios. Uma vez por mês, a dona dos cabelos longos deve ir ao salão para um ritual mais pesado com a ajuda de um profissional.

Nos dias de bad hair day, elas podem optar pelo uso de acessórios que, como vimos na última temporada de moda internacional, estarão super em alta e cada vez mais democráticos, para usar em diversas ocasiões, do dia a dia às festas!

Os penteados com trança continuam como tendência e estão cada vez mais despojados, com efeito que parece que os fios foram “organizados” sem trabalho algum, o chamado messy hair. Elas complementam outros penteados também como o meio coque ou mesmo com pequenas tranças aleatórias nos cabelos lisos ou ondulados.

Viva Linda: Muitas mulheres relatam dificuldades em manter a franja no dia a dia. Qual o segredo?

Marcos Proença: O primeiro passo vem do profissional, que deve cortar a franja alguns centímetros a mais, para que ela não encolha e atrapalhe na rotina da mulher. Em casa, ela deve ter cuidado para não usar produtos em excesso. Tem que pensar que, além da oleosidade natural da testa, é costume passar as mãos nos cabelos durante o dia, o que acaba deixando a franja com um aspecto de oleosa. Vale sempre carregar no nécessaire um shampoo seco para salvar qualquer ocasião!

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook