Cabelos grisalhos: dicas para os homens cuidarem dos fios

Tricologista explica o que acontece para os cabelos perderem a cor

Cabelos grisalhos deixam qualquer homem mais charmoso e isso é unanimidade – basta ver a lista de atores que arrancam suspiros por aí com os seus. Tudo bem que há quem sinta um certo desconforto ao perceber que os fios começaram a acinzentar, mas não há motivos para renegar os cabelos grisalhos – e sim cuidar dos fios para que fiquem ainda mais bonitos.

Para entender o que acontece com os cabelos deles quando começam a perder a cor, conversamos com o tricologista Valcinir Bedin*, que ainda deu dicas para manter o fios grisalhos com aparência viva e saudável. Confira!

gettyimages-599947246

 

attends the "Rei Kawakubo/Comme des Garcons: Art Of The In-Between" Costume Institute Gala at Metropolitan Museum of Art on May 1, 2017 in New York City.

Mas, afinal, como os fios ficam brancos?

Bedin explica que aqueles fios cinzas e brancos que começam a aparecer de repente são resultados de um processo de morte celular.

A cor dos fios é dada por uma proteína chamada melanina, produzida pela célula melanócito. Essa célula tem uma morte celular programada, chamada de apoptose, que faz com que a produção de melanina cesse e os cabelos e pelos comecem a ficar brancos”, explica.

Sobre a possibilidade de adiar ou reverter o processo, o especialista conta que não existe medicamento ou procedimento reconhecidos cientificamente e que sejam eficazes. Logo, para quem definitivamente não quer os fios brancos, a alternativa é mesmo a tintura.

<> at Montage Hotel on January 9, 2016 in Beverly Hills, California.

 

attends "The Wannabe" New York premiere at Crosby Street Hotel on December 2, 2015 in New York City.

Os cabelos brancos têm textura diferente?

 

E a impressão de que os fios brancos nascem com um textura diferente da dos outros cabelos? O especialista diz que isso acontece porque o grão de melanina que morre é substituído por uma gotícula de ar. “Por isso, assim que os cabelos brancos aparecem, eles são mais porosos que os coloridos naturalmente. Depois de um tempo, o ar evapora e os fios assumem a estrutura semelhante ao fio colorido, mas com menos proteínas”, esclarece.

attends the US premiere of "Transformers: The Last Knight" at the Civic Opera House on June 20, 2017 in Chicago, Illinois.

 

E quando os fios brancos costumam aparecer para eles?

Cada homem tem um tempo diferente para descobrir os primeiros fios grisalhos, o que geralmente acontece por volta dos 40 anos. Mas não é regra. O tricologista avisa que, além da genética, os tons de pele também influenciam na questão.

A influência genética é muito grande. Há famílias nas quais seus integrantes ficam com os cabelos brancos muito cedo. De modo geral, os caucasianos (brancos) começam a ter cabelos brancos a partir dos 35 anos; os asiáticos, (amarelos) a partir dos 45; e os negros, a partir dos 55 anos de idade.”

attends the premiere of Warner Bros. Pictures' "We Are Your Friends" at TCL Chinese Theatre on August 20, 2015 in Hollywood, California.

 

gettyimages-664615566

 

attends the 23rd Annual Screen Actors Guild Awards at The Shrine Expo Hall on January 29, 2017 in Los Angeles, California.

E qual a melhor forma de eles cuidarem dos fios grisalhos?

Tudo bem que ninguém pode controlar o fato de os cabelos perderem a cor, mas isso não quer dizer que não há nada que se possa fazer pelos fios. O cuidado com as mechas grisalhas é importante para mantê-las saudáveis e macias: adjetivos essenciais para quem quer sentir a elegância dos grisalhos, não é mesmo?

Fatores como poluição, cloro e cigarro podem deixar os fios amarelados, por isso é importante apostar em produtos que evitem esse processo. O Men Shampoo para Cabelos Grisalhos a Brancos é enriquecido com ingredientes naturais e realça a cor natural dos cabelos. Ele também combate outro problema de homens com cabelos grisalhos: o ressecamento, conferindo maciez e brilho.

E vamos combinar, se você ainda não estava certo de que de que cabelos grisalhos são um charme, as fotos ao longo da matéria convenceram, não é mesmo?

gettyimages-673506932

 

attends the National Geographic Channel "Before the Flood" screening at United Nations Headquarters on October 20, 2016 in New York City.

 

*O médico Valcinir Bedin é formado pela USP, professor de dermatologia, mestre e doutor em medicina pela UNICAMP, pós-doutorado em educação, tricologista, nutrólogo e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC).

COMENTÁRIOS 11

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

  1. Ainda não convenceu. Aliás, longe disso. Só reforçou o horror que toda a sociedade tem a cabelos brancos. Uma sociedade que valoriza a juventude, as carnes malhadas e bombadas, obviamente nunca considerará esteticamente atraente cabelos brancos. Ser grisalhete é antes de qualquer coisa motivo de tristeza e depressão. Não há o que se glamourizar nisso…

  2. Tenho 78 anos, cabelos abundantes e bem grisalhos. Gostaria de tê-los mais soltos,tipo revoltos. Só me interessa a aparência. Todos os xampos lavam os cabelos, mas queriq que mantivessem aspectos de úmidos e brilhantes. Os meus deixam o cabelos penteado, mqs duros e certinhos. Tem sugestão?

  3. No Brasil não existem homens grisalhos?
    Todos os exemplos dados são estrangeiros.
    ….. tudo bem….. que esqueci de algo….
    No momento os mais famosos no Brasil são os políticos…. e todos tem a mesma cor de cabelo….
    kkkkkkkk entenderam né?

  4. Lave com sabão de coco e use um pouquinho de condicionador cheiroso. Uma ou duas vezes por semana um condicionador para cabelos grisalhos (Lowell Silver Slim Condicionador, da Lóreal).
    Muito importante – pouco condicionador. Muito pouco. Um tubo de 200 ml deve durar quase um ano.
    Nada melhor.

    1. olá amigos , eu tenho cabelos grisalhos a minha dica do que eu uso é simples , lavar o cabelo 3 x por semana nao utilizar as maos com força , shampoo cinza prata já vem com hidratante , eu uso o keraton tonalizande sem quimica ,custa baratinho e tem um efeito pratinado acinzentado muito bacana … ao secar o cabelo com toalha pequena fina sem esagerar na força , suavemente vai secando ok… finalize depois de secos com pomada modeladora transparente e de baixo custo com qualidade ok…. qualquer dúvida mande um ZAP-12 997644513… OBS … este produto serve para todos os sexos e generos
      Pedro Ramachiotti, tenho 64 anos eo meu cabelo ficou top… aprovado. o segredo é vc valorizar sua vida e seu corpo, blza…… esqueça o preconceito cuide de vc .obrigado