Cabelos brancos: tire as dúvidas sobre a mudança dos fios

Saiba desde porque os fios perdem a cor até a melhor forma de cuidar e pintar

Quando chega aquela fase em que os fios brancos começam a predominar entre os cabelos, vem também aquela avalanche de dúvidas: porque apareceram tão cedo pra mim? Como cuidar dos cabelos? Como pintar da melhor forma? É mesmo irreversível? A questão é que, seja para quem prefere cobri-los, ou mesmo para quem super assume os brancos, alguns cuidados fazem a diferença e tem relação com seu surgimento.

Para as dúvidas que você sempre teve em relação aos fios brancos – e para muitas outras que você nem pensava – Viva Linda foi atrás de especialistas para esclarecê-las de vez.

Afinal, entre tantas questões, a única certeza é que, mais cedo ou mais tarde, os fios brancos chegarão para todas!

Modelo com cabelo branco sorrindo

 

Afinal, porque os brancos aparecem?

Mas antes de mais nada, por que afinal os cabelos ficam brancos? A médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Isadora da Rosa Hoefel explica que há uma queda natural na produção do pigmento que dá cor ao cabelo e à pele, chamado melanina.

“Com o passar dos anos, os melanócitos, que são as células que produzem a melanina, vão gradualmente sofrendo apoptose, um processo normal de morte celular”, explica.

Mas por que algumas pessoas têm cabelos brancos antes da maioria?

Para quem reclama que os brancos surgiram muito cedo, saiba que a causa é mesmo genética. “A canície, nome científico dado aos cabelos brancos, é hereditária, ou seja, uma característica herdada dos pais e antepassados”, conta a médica.

Jamie Lee com cabelo branco

 

É verdade que os fios brancos crescem mais rápido que os demais?

Às vezes, não parece que os brancos crescem em uma velocidade maior em relação aos demais fios? A médica, contudo, diz que isso é só impressão. “Ocorre porque os fios brancos apresentam um contraste maior do que os fios pretos, fazendo com que se perceba mais o seu crescimento”, pondera.

E o estresse? Pode mesmo acelerar o surgimento dos cabelos brancos?

Sabe aquela expressão “ficando de cabelos brancos”? Pois saiba que até tem algum sentido. Olha o que a Dra. Isadora nos conta:

“Embora nenhum estudo tenha provado que o estresse isoladamente seja capaz de provocar o surgimento de fios brancos, vários estudos e relatos de caso mostram que um aumento importante de fios brancos foi percebido por pessoas que passaram por eventos estressantes.”

Ou seja, nada de preocupações exageradas! 😉 Mesmo porque, segundo a dermatologista, uma vez que o pigmento do fio é perdido, não há como recuperá-lo, só mesmo com tintura.

Cameron Diaz com cabelo branco

 

Há algum outro fator que pode adiantar os brancos?

A resposta é sim: “além do estresse, algumas doenças genéticas, alterações hormonais e deficiências nutricionais, como deficiência de ácido fólico, vitamina B12, zinco, cobre e manganês”, explica Isadora.

Essa perda do pigmento altera a estrutura do fio?

Assim como a pele, o cabelo também sofre mudanças com o envelhecimento de cada pessoa. “Embora em um primeiro momento essas alterações não sejam percebidas, os cabelos brancos, em pessoas com idade mais avançada, podem ser mais frágeis, sim”, diz a dermato.

Honoree Helen Mirren com cabelo branco

 

Como tratar os fios brancos então?

A dermatologista avisa: independente de quem assume ou pinta os brancos, os fios precisam sim de cuidados. “Eles devem receber hidratação, corte regular, proteção solar e se deve evitar água quente na lavagem”, orienta.

A hair stylist Dani Herok ainda destaca que junto da cor os cabelos também perdem alguns nutrientes. “Se o cabelo já é mais ressecado, certamente ele ficará ainda mais.”

Ou seja, hidratação neles! A linha de Nativa SPA Nutrição dos Fios Óleos Indianos traz shampoo, condicionador, creme leave-in e óleo de tratamento capilar que nutrem, dão força aos fios e protegem contra a ação do tempo.

Quero pintar? E agora?

Vai cobrir os brancos? Isadora diz que a tintura desse tipo de cabelo pode, sim, causar alguns processos indesejados. “Em todos os casos, é importante conhecer os componentes do produto e fazer alguns testes aplicando uma pequena quantidade sobre a pele antes da tintura, de forma a evitar reações alérgicas”, diz.

E, claro, em caso de alergia, suspenda o uso imediatamente, ok?

Glenn Close com cabelo branco

 

Vai mesmo pintar? Então siga essas dicas:

A hair stylist Dani Herok destaca que, para uma melhor pigmentação, as tintas com amônia são as mais indicadas. “Os tonalizantes não têm amônia, por isso, sua pigmentação não fixa tanto.”

Na hora de retocar a raiz, o período varia de pessoa para pessoa. Pode ser feita de 15 a 15 dias, até uma vez por mês. “Depende o crescimento do fio de cada uma e de como a pessoa se sente quando o branco aparecer”, diz Dani.

Usou tinta sobre os fios brancos? A hair stylist avisa que o melhor é usar shampoo e condicionador para fios coloridos, alternando com outro de uso diário.

Aposte na linha Revitalização e Proteção da Cor Vinoterapia de Nativa SPA para fios coloridos, com shampoo, máscara, condicionador e spray leave-in que ajudam a manter a cor, a vitalidade e o brilho dos cabelos por mais tempo.

Mas e quem quer assumir os fios?

Para quem pinta o cabelo, mas quer assumir os fios grisalhos, Dani avisa que o processo é lento. “Ou se faz uma descoloração total, até chegar ao tom bem branco, o que é perigoso, pois dependendo do fio ele pode emborrachar; ou se deixa a raiz crescer naturalmente. Depois de um certo tamanho de raiz, dá para cortar a parte colorida”, diz a cabeleireira.

Dúvidas esclarecidas? E para quem está ensaiando assumir os fios brancos de vez, a nossa dica é se inspirar nas lindas divas que mostramos ao longo da matéria, que arrasam de fios naturais. Arrase também! 😉

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook