Cabelo envelhece? O que ocorre aos fios a cada fase da vida

Veja como cuidar de seu cabelo ao longo dos anos e confira dicas para tratamentos

Um belo dia a gente se olha no espelho e – não mais que de repente – enxerga aquele fio de cabelo branco. Não tem jeito, todas nós vamos passar por essa situação em algum momento. Assim como o nosso corpo, os fios também se transformam com o tempo, mas isso vai além do aparecimento dos cabelos brancos, sabia?

Os cabelos podem envelhecer de duas maneiras. A primeira é aquela em que os fios se desgastam naturalmente com a idade. Já a segunda é causada por agentes externos como a poluição, hábitos, como fumar e se expor ao sol, além de efeitos de tratamentos químicos.

O tricologista Adriano Almeida explica como acontece o envelhecimento natural dos cabelos: “por ordem cronológica, há um afinamento da haste (o próprio fio) e uma diminuição da densidade de cabelos no couro cabeludo. Nascemos com mais ou menos 600 fios por cm² e, se chegarmos aos 80 anos, teremos mais ou menos 300 fios por cm², ou seja, esse número cai pela metade”.

Quando o caso é o envelhecimento por fatores externos, os principais inimigos das mulheres são os tratamentos químicos e o sol, que aceleram o desgaste dos fios. “A exposição ao sol provoca fragilidade na haste capilar e os procedimentos químicos, se realizados com certa frequência, danificam completamente a saúde dos fios”, esclarece Adriano.

Linha do tempo do cabelo

Com o passar dos anos, os fios de cabelo mudam de aspecto e assumem características específicas conforme a idade. Com a ajuda do tricologista Adriano Almeida e da cabeleireira Jhessi Jacinto, saiba quais são essas diferenças e fique de olho nas dicas para cuidar das madeixas em cada fase.

linha do tempo do cabelo
20-30 anos
Nessa fase, a ação hormonal do corpo é mais intensa. Os cabelos são novos e têm naturalmente mais brilho, maciez e volume. Use e abuse de um bom shampoo e condicionador para
o seu tipo de cabelo e proteja
seus fios da ação do sol!Produtos indicados:
Nativa SPA Ameixa e
Cuide-se Bem Solar
40-50 anos
Devido ao declínio hormonal gerado pela menopausa, há
uma diminuição de hidratação
nos fios. Nesse momento, fazer uma hidratação a cada 15 dias é muito importante para prevenir a quebra do cabelo. Os fios brancos começam a surgir.Produtos indicados:
Nativa SPA Monoi & Argan
60-70 anos
Há uma redução natural da quantidade de cabelo. Os fios perdem o volume e têm
tendência a ressecarem e a perderem brilho.
A recomendação é usar
produtos que possam repor
os nutrientes capilares que
foram perdidos ao longo dos anos.Produtos indicados:
Nativa SPA Blueberry

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook