Cabelo com luzes: dicas para manter a cor e a saúde dos fios

Profissional dá dicas de cuidados para garantir madeixas saudáveis e iluminadas

Às vezes, tudo o que a gente precisa é de uma mudança no visual para dar aquele up na autoestima, não é? E as luzes no cabelo costumam ser uma das primeiras opções de quem quer mudar o visual, além de serem o tipo de mecha queridinho das brasileiras. Se você sempre quis ficar loira, por exemplo, mas tem medo de uma mudança drástica logo de cara, as luzes são uma ótima escolha, já que dependendo da quantidade de fios descoloridos o resultado fica sutil e pode prepará-la para ousar nas próximas idas ao salão. A técnica tem um resultado que muitas consideram mais suave que a tintura e confere aquele efeito iluminado, que deixa o look mais leve e radiante – e que a gente adora! 😉 Para você que está pensando em dar uma repaginada no visual – ou já é adepta das luzes – Viva Linda conversou com a colorista Fran Olegário, que nos deu dicas de como cuidar dos fios para manter a cor e a saúde em dia. Confira!

Saiba exatamente o que você quer para o seu cabelo

Para a colorista, se você está procurando um look elegante e moderno, as luzes são a escolha ideal. “Elas são um tipo de mecha capilar, que descolore e retira a pigmentação do fio, criando pontos de luz nos cabelos – o efeito geralmente é criado com mechas bem finas, que se misturam com o restante dos fios” explica.

Atriz Jennifer Aniston sorri usando um vestido preto e os cabelos com luzes.
A atriz Jennifer Aniston usa luzes para abrir ainda mais a cor loira.

E uma dica da profissional que combina com todos os momentos de mudança no visual: esteja ciente do que você quer e encontre o profissional certo. Porque tem coisa pior do que se empolgar com uma mudança e depois não gostar do resultado? “Um profissional vai encontrar a harmonia entre a pele e o cabelo de cada pessoa e criar um visual natural, que fique iluminado mesmo, sem marcação de cor”, explica. Além disso, principalmente para quem já tem outras químicas, como tintura ou escova progressiva, sempre é bom passar por um diagnóstico mais preciso. Dica: se você não se sente segura, peça por uma mecha teste para ter certeza de que o resultado seja exatamente o que você quer. 🙂

Luzes combinam com todo tipo de cabelo

E notícia boa: as mechas funcionam para todo mundo e todos os tipos de cabelo – não apenas para morenas que querem fios loiros! Fran lembra que só é preciso encontrar a técnica e proporção certa para que fique com um resultado natural – essa é a atual palavrinha mágica na hora das produções, já reparou?

Atriz Logan Browning posa para a foto com o cabelo crespo com luzes mais claras e uma saia vermelha com blusa preta.
Todos os cabelos podem receber luzes, basta acertar distribuição das mechas iluminadas e combinar com o tom de pele

Cabelos com luzes pedem hidratação constante

Iluminou os fios? Então é preciso redobrar os cuidados na rotina de beleza para garantir a saúde e evitar que eles percam toda a água e fiquem com aquele aspecto ressecado. “A remoção do pigmento gera porosidade e altera a estrutura do fio, por isso é tão importante devolver queratinas e minerais”, diz a profissional. A hidratação precisa ser intensificada, já que é ela vai ser responsável pela reposição da água e nutrientes perdidos com a descoloração. Tenha em casa produtos diversos e intercale o uso nas lavagens. Aposte em produtos como os da nova linha  Match Fonte da Hidratação, que possui shampoo, condicionador, condicionador co wash e máscara capilar, todos com óleo de coco na fórmula, que garante hidratação imediata. Outra linha que vai trazer efeitos incríveis para os seus cabelos com luzes é a Nativa SPA Terapia do Caviar, que também tem shampoo, condicionador e a Nativa SPA Mascara Capilar Tratamento Reparação Terapia do Caviar, que repara os fios dos três últimos procedimentos químicos.

Atriz Sandra Bullock usa um vestido preto e cabelos lisos com franja e luzes.
O efeito iluminado exige cuidados redobrados com a hidratação.

Cabelo com luzes também precisa de manutenção de cor

Outro cuidado importante para quem decidiu fazer luzes nos cabelos é a manutenção da cor. Você quer que suas luzes sigam com a cor bonita, não é mesmo? Fran indica o uso contínuo de produtos feitos especialmente para fios descoloridos e loiros, já que eles vão fazer a cor durar mais tempo. A linha Vinoterapia de Nativa SPA é perfeita para garantir cuidado com a nova cor: tem shampoo, condicionador e máscara capilar com agentes que previnem o tom amarelado. Além disso, não contém sal, para não interferir no efeito de outras químicas. Fica fácil, né? Quanto mais cuidados você tiver, mais espaçada pode ficar a manutenção da cor no salão. A frequência do procedimento vai de cada um, mas fran conta que é possível fazer a cada três meses, para que não fique a marcação de onde estão os pontos de luz e mudança de cor. 😉

Atriz Jennifer Lawrence sorri para a foto com o cabelo com luzes usando curto na altura dos ombros.
Produtos matizadores são indispensáveis para manter o loiro em dia.

Cuidado redobrado com chapinha e secador

Se quem tem cabelo sem química nenhuma já precisa ficar atenta aos danos causados pelo calor excessivo, quem aposta em luzes precisa ter esse cuidado como hábito, ensina Fran. Como as luzes deixam as madeixas mais frágeis e sensíveis, o calor causado pelo secador e pela chapinha ou pelo babyliss é ainda mais prejudicial. Por isso sempre – sempre! – aplique um protetor térmico antes de usar esses itens nos fios. Você não quer que o resultado de um look arrasador de um momento comprometa a saúde do cabelo né? Aposte no Cuide-se Bem Protetor Térmico Defrizante que protege de danos térmicos, reduz o tempo necessário para a secagem e acaba com os frizz incômodos – tudo de bom, né?

Jennifer Lopez posa para a foto com um terninho branco e cabelos com luzes preso em um rabo de cavalo no alto da cabeça.
Quem é adepta da chapinha e do secador não deve esquecer do protetor térmico para evitar danificar os fios.

Agora é só iluminar esse visual e sentir-se maravilhosa! <3

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook