Cabelo afro: dicas de cuidados para os fios descoloridos

Especialista dá dicas para a saúde do seu cabelo crespo descolorido

Descolorir o cabelo e mantê-lo saudável dá trabalho, mas o resultado vale a pena! Especialmente quando falamos dos poderosíssimos fios crespos.

Pensando nisso, conversamos com a hairstylist Itanajara Almeida, especialista no assunto, que trouxe dicas para quem quer adotar o estilo – ou para quem já descoloriu e está arrasando linda e loira por aí! Confira!

Solange Knowles usa vestido metalizado laranjado e cabelo descolorido
Olha que poder a Solange Knowles com seu cabelo afro descolorido. Diva!

Pense na saúde dos fios

É importante lembrar que o cabelo crespo é naturalmente mais frágil e por isso precisa de mais cuidados e hidratação, já que a textura impede que a queratina natural se espalhe de forma homogênea pelo fio.

Por isso, principalmente antes de um processo químico, é preciso levar em conta a saúde do seu cabelo: “Um cabelo saudável precisa ter elasticidade, hidratação e vitalidade, coisa que obtemos através da queratina natural”, explica Itanajara. Para ter certeza que seus fios estão em dia, a dica é procurar um profissional em quem você confia antes de descolorir. Ele vai fazer um diagnóstico do seu cabelo, orientá-la quanto ao cronograma capilar e deixá-la segura sobre o procedimento.

Você também pode pedir para o profissional fazer o teste com uma mecha de cabelo – se não tiver nenhuma reação adversa, está tudo ok para descolorir. E na hora da química, atenção: o produto deve agir no cabelo apenas pelo tempo necessário para chegar no tom de loiro que você deseja – mais que isso é prejudicial!

Cuidados pós descoloração

A descoloração do fio é a retirada do pigmento natural por meio de substâncias químicas e um dos procedimentos mais agressivos que existem. “Quando retiramos o pigmento, acabamos retirando também a queratina, responsável por manter a estrutura dos cabelos. Isso acaba deixando os fios vulneráveis e quebradiços, além do risco de os cachos perderem a forma”, alerta a hairstylist.

Mas, calma! Você não precisa abrir mão do seu cabelo descolorido poderoso com medo dos efeitos da química, mas é necessário ficar atenta em repor os nutrientes semanalmente. Opte por shampoos, cremes e máscaras capilares com princípios ativos que vão hidratar e recuperar seu cabelo. É uma nova rotina de cuidados

Para cuidar das madeixas depois da química, Viva Linda indica os produtos da linha Terapia do Caviar. O shampoo, o condicionador e a máscara fazem uma reparação absoluta, recuperando a fibra capilar e reduzindo os danos da química. Tudo de bom, né?

Quando você sentir que o cabelo ressecado e precisando de uma hidratação profunda, a dica é a linha Match Fonte da Hidratação, que tem a fórmula de óleo de coco puro. A máscara capilar tem uma textura incrível que derrete ao toque e deve ser usada antes do shampoo.

Mantenha a cor com produtos matizadores

A hairstylist lembra que, depois de descolorir, o desafio é manter a cor clara das madeixas – principalmente quem tem o cabelo mais escuro, que ficam facilmente amarelados depois do procedimento. Se você gosta dos fios mais amarelados, sem problemas! Mas para quem quer manter o cabelo platinado ou loiro, os shampoos e máscaras matizadoras são essenciais.

A nossa dica é a linha Nativa SPA Vinoterapia, que tem shampoo, condicionador e máscara capilar que, além de nutrir e proteger os fios, mantém o loiro  em dia! 🙂

Depois de todas essas dicas, ainda está na dúvida se vai descolorir ou não? A gente separou esses exemplos divos para inspirá-la na decisão. Veja!

 

COMENTÁRIOS 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS