Assumiu os fios brancos? Veja como cuidar

Expert em cabelos dá todas as dicas para você começar a transição.

Cabelos brancos. Se antes esse assunto causava arrepios, agora está na cabeça das mulheres mais estilosas. Aos poucos, elas estão adotando o look natural e assumindo as madeixas grisalhas com muito charme. 

Mas o cabelo sem tintura também pede cuidados especiais. Por isso, fomos conversar com o hairstylist e especialista em cor Jonathas Diniz, que tirou nossas dúvidas e deu dicas incríveis. Miranda Priestly que se cuide, viu?

O branco chega para todas

Os cabelos brancos fazem parte do processo natural de envelhecimento. Mas alguns fatores podem antecipar o surgimento deles. Jonathas conta que a genética, o stress e as mudanças hormonais podem fazer com que os brancos cheguem antes do esperado. 

A blogueira Joana Moura, por exemplo, assumiu os brancos perto dos 30 e exibe orgulhosa sua mecha grisalha.

Não é só a cor do cabelo que muda com a idade. A textura também muda muito, o fio branco se torna muito mais poroso, “pois perde a principal proteína responsável pela emoliência, que é a melanina, ficando com uma carga enorme de queratina, responsável por deixar o fio rígido”, explica o expert.

mulher assume os fios brancos

Apesar da tendência natural ter ganhado espaço, o número de mulheres que assumem os brancos ainda é pequeno comparado com as mulheres que optam pela tintura, como revela Jonathas. Fã da praticidade que o look grisalho traz, o hairstylist destaca que assumir os brancos é muito mais do que uma questão de estilo ou modismo: “acredito que tem muito a ver com o empoderamento feminino, pois muitas vezes a cobrança por colorir as madeixas vem de casa. E cada vez mais, a mulher coloca a sua vontade em primeiro lugar”. Grisalhas e poderosas. <3

Assumindo os fios brancos

Quem deseja dar adeus à coloração não precisa se despedir do cabeleireiro, não. Para Jonathas, a consultoria de um profissional nesse momento é muito importante. É ele quem vai indicar o melhor corte para evitar aquele ar de descuido. Aliás, o especialista faz questão de desmistificar essa ideia de que cabelo branco é sinal de desleixo: “alguém acha a Meryl Streep desleixada em O Diabo veste Prada?”. Claro que não, Jonathas!

Maryl Streep surge com raízes acinzentadas.
Recentemente, Meryl surgiu com a raiz grisalha. Seria um retorno de Miranda?

Segundo ele, para termos um look grisalho, é preciso ter a partir de 60% dos fios brancos. O hairstylist acredita que, nesse momento, o melhor é deixar a natureza agir sozinha e focar em cortes que mantenham o visual atualizado.

Para facilitar a transição e garantir a harmonia do look, Jonathas recomenda os cortes curtos até que seja possível adotar o branco total.

Jamie Lee Curtis assume os fios brancos em corte curtinho
Jamie Lee Curtis adotou o curtinho para assumir os brancos.

Quem já tem fios brancos aparentes também pode fazer luzes para harmonizar o visual. O hairstylist conta que o processo é o mesmo usado no cabelo sem brancos, mas desaconselha as chamadas “mechas inversas” (feitas em tons escuros) quando as madeixas estão 100% brancas. “O desbotamento dessas mechas deixa o fio com aparência de descuido”, conta.

Modelo com luzes brancas

Respeite os seus cabelos brancos

Como a gente viu, os fios brancos perdem a maciez natural. Por isso, é super importante manter eles sempre bem hidratados. Nosso expert indica produtos ricos em aminoácidos e recomenda evitar tratamentos com queratina e alisamentos.

Grisalha dá aula de estilo em evento

Viva Linda sugere o óleo de tratamento Nativa Spa Terapia dos Óleos Indianos para uma nutrição intensiva e fortalecimento dos fios. O shampoo e condicionador da linha Match Fonte de Hidratação também é super indicada para manter a hidratação no dia-a-dia.

Com a chegada do verão, o hairstylist lembra que o principal cuidado é com o amarelamento dos fios, por isso “a dica é sempre usar shampoos e tratamentos com pigmento violeta”, recomenda ele.

exasperação de verão

A post shared by Vera Holtz (@veraholtz) on

Nossa máscara de tratamento Vinoterapia, de Nativa SPA, ajuda a reduzir e a prevenir o efeito amarelado, protegendo seus grisalhos durante a estação.

E para quem está curtindo os branquinhos, mas ainda não teve coragem de assumi-los, o Jonathas tem uma dica de ouro: “a naturalidade é a mãe da beleza!”. Então, se joga e deixa o branco vir para ficar na sua vida. 🙂

 

COMENTÁRIOS 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS